Quando chegámos à sala, encontrámos um bolo em cima da mesa. Era o bolo que a Mosca Fosca havia preparado para o lanche.
Comemos uma fatia de bolo e seguimos para o intervalo.
Ao regressarmos à sala encontrámos tudo arrumado, não havia bolo nem migalhas. Seguimos com a aula, até que, certa altura a professora e., assustada, disse que tinha visto um bicho atrás do armário. Corremos para ver o que seria.
Era um ratinho. Quisemos conhecê-lo. Parecia um pouco assustado.
Ao regressarmos à sala encontrámos tudo arrumado, não havia bolo nem migalhas. Seguimos com a aula, até que, certa altura a professora e., assustada, disse que tinha visto um bicho atrás do armário. Corremos para ver o que seria.
Era um ratinho. Quisemos conhecê-lo. Parecia um pouco assustado.
Descobrimos que se chamava Rato Romeu, e, identificámos a consoante "r" fazendo um círculo em torno da consoante.
A professora e. perguntou-lhe se tinha sido ele a comer a fatia de bolo que faltava.
Rato Romeu - Fui eu que roubei mas não a comi. É para ... o rei.
O Rato Romeu, com a ajuda das professoras e. mostrou-nos um vídeo sobre o rei.
Enquanto ouvíamos a música, a professora e. ia escrevendo no quadro as palavras com a consoante "r". No final da música/vídeo, lemos as palavras, fizemos a divisão silábica e identificámos em cada uma delas a consoante "r".
De seguida, fizemos o preenchimento caligráfico e ortográfico da consoante "r" a caneta.
Depois, entregou-nos cinco pedaços de papel a cada um. Explicou que deveríamos pintar as imagens, colar no caderno e recortar pelo tracejado. Para cada papel deveríamos descobrir as letras que faltavam para completar as palavras. Assim, concluímos que faltavam os sons -ra, -re, -ri, -ro e -ru.
Sem comentários:
Enviar um comentário