segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os amigos da escola, fora da escola, vizinhos, professores e auxiliares

A professora estagiária escreveu no quadro as pessoas que foram surgindo na história do "Moncho e a Mancha": pai, varredor, senhora, amigos, mecânico... Nestas palavras identificamos a consoante "m". 

De seguida, a professora escreveu a palavra amigo no quadro e perguntou-nos: O que é para ti um amigo?

Miguel - A mãe, o pai e o Rodrigo.
Pedro - Quando caio e me ajudam.
Sara - Uma pessoa em quem eu confio.
Tiago - Os meus pais porque gostam de mim.
Sofia - Uma pessoa em quem confio.
Rodrigo - Alguém em quem confio.
Izabella - Uma pessoa em quem confiamos muito e podemos brincar.
Luís -Os amigos são amigos.
André - Ajudam-se, temos que ser todos amigos.
Diogo - É quando um menino está magoado e nos pedem ajuda, e nós confiamos nele e o ajudamos.
Madalena - Porque trabalhamos juntos.
Margarida - Os meus amigos, os meus pais e os bebés.
Diana - Confio em todos os meus amigos.

Depois, realizamos um jogo da memória com as imagens da história "Moncho e a Mancha". A professora mostrou-nos a caixa do jogo, perguntou se sabíamos o que era o jogo da memória ou se já tínhamos jogado e falou-nos das regras do jogo.




















No final do jogo, com recurso a uma apresentação em PowerPoint a professora estagiária falou sobre os amigos da escola, de fora da escola, dos vizinhos, professores e auxiliares. Respondemos a algumas questões que ela nos colocou, bem como: "quem é o teu melhor amigo?", "quem são os teus vizinhos?", "a professora Florinda é vossa amiga? Porquê?"...

No final, criámos uma árvore da amizade onde, em pequenos corações, escrevemos o nosso nome e do nosso melhor amigo e nos desenhámos.





Sem comentários:

Enviar um comentário