terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Os sólidos geométricos e a cama do João

A professora estagiária falou sobre os desenhos que realizámos sobre a representação do sonho. Avisou que os mesmos serão copiados para tecido para criar almofadas.




Depois, falámos sobre o quadro que começamos a esponjar no dia anterior.

Professora e.: Quem terminou de desenhar o sonho foi pintar/esponjar no quadro. Sabem para quê? Qual foi a cor que utilizámos? 
Diogo: Foi preto. Mas preferia que fosse outra cor.
Izabella: Preferia que fosse outra cor escurinha. O preto faz lembrar o céu escuro.
Miguel: De outra cor era melhor. Assim não se vê nada.
Luís: Parece uma bola ou um buraco escuro.

De seguida, vimos que o quadro era retângular. A professora e. mediu os lados com porta lápis da mesma medida (de um lado media 3 porta-lápis e de outro media 4 porta-lápis).

Professora e.: Vamos agora construir a cama do João. Qual é a forma do colchão das nossas camas?
Crianças: Retângular.
Professora e.: E qual é o sólido que representa?
Crianças: Paralelepípedo.
Professora e.: E agora na cama do João, falta alguma coisa?
Crianças: Dar cor.

 A professora e. orientou assim um jogo onde as crianças deveriam acertar no sólido geométrico que lhes apresentava para irem colar um quadrado de tecido na cama, seguindo uma sequência de cores - amarelo - vermelho - amarelo - vermelho - e assim sucessivamente.
















Juntando dois sólidos geométricos lançámos um desafio à professora e. Raquel: quais são os sólidos que dão origem a este objeto?



Para finalizar, construímos a planificação do dado que se encontra no caderno de jogos de matemática.


Sem comentários:

Enviar um comentário