Professora e. - Qual era o animal da música?
Crianças - O elefante
Professora e. - Com que letra começa a palavra elefante?
Crianças - Com a letra "e"
Professora e. - Quantas sílabas tem?
Crianças - Tem quatro. E-le-fan-te
Professora e. - E se substituirmos por um animal com a letra inicial "d"?
Crianças - Como dinossauro?
Professora e. - Isso mesmo! Quantas sílabas tem a palavra dinossauro?
Crianças - Também tem quatro. Di-no-ssau-ro
Professora e. - Vamos cantar a música substituindo o elefante pelo dinossauro?
Crianças - Sim.
Professora e. - Quantos elefantes estavam a saltar na teia de aranha?
Crianças - Dez.
Professora e. - E quantos dedos temos nas duas mãos?
Crianças - Temos 10
A professora e. apresentou-nos um cabide e umas molas. Explicou que se cada mola correspondesse a uma unidade, quantas molas iríamos precisar de colocar no cabide?
A Leonor colocou dez molas.
Depois, o Rodrigo foi confirmar se estavam as dez molas no cabide. Para tal, colocou as molas presas na parte superior do cabide.
De seguida, a Anaís colocou 5 molas do lado direito do cabide e a Liana colocou as unidades que faltavam para completar as 10 unidades.
Copiámos os dados para o caderno diário.
As professoras e. entregaram a cada um de nós duas mãos, cor de rosa para as meninas e azul para os meninos. Sentimos a textura do material usado para fazer as mãos e identificamos a mão direita e a esquerda.
Fizemos alguns cálculos a partir das mãos, contando os dedos.
Diogo - Se tenho 3 + 5 + 2 é igual a 10, 3 mais 2 dá 5 e mais 5 dá dez. Por isso está certo.
A professora e. disse-nos que dez unidades representa uma dezena. Apresentou-nos a casa das dezenas e unidades.
A Lara colocou as dez unidades na casa das unidades e o Francisco Esteves descobriu a barra que representa as 10 unidades, colocando-as em cima da barra até a preencher com os dez cubinhos.
Ficamos a conhecer a barra que corresponde à dezena e que 1 dezena corresponde a 10 unidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário