Para concluir a revisão das figuras e sólidos geométricos, a professora e. entregou uma tira para colar no caderno onde deveríamos pintar os sólidos segundo um código de cor para as superfícies planas e superfícies não planas.
Quando terminamos a tarefa, a professora e. perguntou-nos se alguma vez ouvimos falar de segmentos de reta. Tentamos adivinhar, porém ninguém acertou.
Para melhor nos explicar, a professora e. seleccionou alguns meninos para segurarem num fio de lá e atribuiu uma letra a cada um deles.
Professora e.: Os pontos A e C e os pontos alinhados entre eles (neste caso o ponto B) formam um segmento de reta.
Explicou ainda que os pontos A, B e C eram pontos do segmento de reta.
Os pontos A e C eram os extremos do segmento de reta e o ponto B era o ponto intermédio do segmento de reta.
E fez a representação no quadro do comprimento e do segmento de reta.
Para que conseguíssemos compreender bem o conceito de segmento de reta, a professora e. fez algumas atividades connosco utilizando o fio de lá e os pontos com outras crianças.
De seguida, registamos nos nossos cadernos alguns segmentos de reta, identificando os seus pontos, os pontos extremos, intermédios, o comprimento e a representação do segmento de reta.
Sem comentários:
Enviar um comentário