Para iniciar a aula, a professora estagiária, fez a revisão das figuras geométricas que aprendemos no dia anterior, nomeadamente, o quadrado, retângulo, círculo e triângulo. Falamos sobre o número de lados e de vértices. Olhando para a sala, tentamos identificar objetos que se assemelhassem a figuras geométricas.
Preenchemos uma tabela com o número de lados e de vértices de cada figura geométrica.
De seguida, a professora estagiária retirou uma caixa grande do saco e perguntou-nos se sabíamos o que era ou se já tínhamos trabalhado com blocos lógicos. Abrindo a caixa, foi mostrando as figuras que existiam lá dentro e falamos um pouco sobre as sua caraterísticas: tamanho, cor, largura, forma...(Os blocos lógicos são constituídos por figuras geométricas).
Depois, a professora e. anunciou que queria fazer uma sopa de figuras geométricas. Quisemos ajudar. A professora e. mostrou-nos a lista dos ingredientes necessários para a confeção da deliciosa sopa. De um saco, retirou um pote e uma concha de sopa. Disse-nos que aqueles potes eram muito usados antigamente porque não haviam fogões e estes eram resistentes ao calor/lume das lareiras.
Explicou-nos que cada um de nós teria um ingrediente da lista e quando pedisse esse ingrediente, a criança que o tivesse deveria colocar no pote. Não podíamos errar o ingrediente, pois, assim estragaríamos a sopa. Metemos logo "mãos à obra".
Com os ingredientes todos no pote...A SOPA FICOU DELICIOSA.
Por fim, a professora e. projetou na tela algumas construções realizadas com blocos lógicos. Identificamos o que representava a imagem e as peças utilizadas (triângulos, quadrados, ...). Selecionou algumas crianças para fazerem a construção da imagem com os blocos lógicos e depois copiámos para o caderno quadriculado.
Sem comentários:
Enviar um comentário